quinta-feira, 9 de junho de 2011

Julie & Julia

Neste frio que está em Sorocaba hoje e com essa chuva não me restou outra opção a não ser assistir um filminho agora a tarde.
Escolhi Julie & Julia (2009) e não me arrependi. A história fala da personagem de Amy Adams, Julie, que apesar de ser escritora nunca terminou uma obra se quer e vive amargurada com o seu atual trabalho de suporte as vítimas de 9.11. O marido então sugere que ela abra um blog e comece a escrever sobre algo que ela ama: cozinhar.
Julie é apaixonada por Julia Child, que foi uma culinarista e teve um programa de culinária na TV americana nos anos 60. 
Julia é a personagem que Meryl Streep faz divinamente. Toda vez que ela abria a boca para falar algo em francês eu já ria antecipadamente. Que Meryl Streep é fantástica todos já sabem, mas vou ter que chover no molhado e corroborar com esta descrição; ela simplesmente virou a Julia Child neste filme.
Durante este processo de "blogar", Julie estabelece uma meta de fazer todas as receitas do livro famoso de Julia Child, "Mastering the art of french cooking" e encontra algo que lhe dá imenso prazer.
O filme mostra em paralelo a vida de Julia Child nos anos 50 e como, coincidentemente, ela também começou a cozinhar para que sua vida tivesse utilidade. Casada com um diplomata, já após os 40 anos de idade, se vê mudando para Paris por causa do trabalho do marido e se apaixona pela cidade. Ela já gostava muito de comida e a França é suposta ter a melhor culinária do mundo, pena que muito complicado. Nessa, Julia embarca de cabeça em se tornar um cozinheira e desvendar os segredos da culinária francesa.


Mais do que comida o filme me chamou a atenção para 2 fatores: a importância de se fazer algo que ama e ter alguém que te ama ao seu lado.
Ambos maridos, de Julie e Julia, são homens maravilhosos que apóiam suas esposas em qualquer assunto. Ambas se mudam, saem de suas zonas de conforto para acompanhar os maridos e eles aguentam a barra de ter uma mulher infeliz com o que fazem.
O tratamento deste assunto delicado foi muito bem feito e por sorte o amor das 2 mulheres por comida e cozinhar facilitou a busca delas.
Quem dera todas as buscas fossem simples assim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário